Nesses primeiros meses do Projeto em 2022, os educadores se alarmaram com o baixo nível de domínio da leitura e escrita apresentados por diversas crianças. Sabemos que, infelizmente, sempre houve uma defasagem considerável na leitura e escrita de alunos das escolas públicas e já esperávamos que os últimos dois anos sem aulas, devido à pandemia, agravariam a situação. Porém, o cenário foi pior do que o esperado: muitas crianças de ano escolar mais avançado sem saber ler e escrever.
Essa situação bastante nos preocupa, pois a alfabetização é a porta de entrada no mundo dos estudos, prejudicando a aprendizagem em todas as disciplinas. Portanto, além das aulas de apoio escolar, nossa equipe pedagógica - Ignez Campos, Claudia Maia e Maria Luiza Teixeira - iniciou um projeto diretamente voltado para a alfabetização dos assistidos concomitante ao atendimento de nossa fonoaudióloga Ana Cristina Pelúcio. Em um primeiro momento, foram realizados atendimentos individuais e aplicadas atividades diagnósticas. Essa avaliação buscava aferir o nível de leitura e escrita, verificando se era nulo, pré-silábico, silábico, silábico-alfabético ou alfabético. E, através dos resultados, foi possível dividi-los em pequenos grupos de acordo com o nivelamento. Lamentavelmente, a percepção dos professores provou-se real, pois, a grande maioria das crianças apresentou a alfabetização bem defasada, não condizente com o nível escolar e foram constatados muitos casos sérios de crianças de 4º e 5º ano enquadradas entre os níveis nulo e silábico.
Nossa equipe encontra-se, portanto, em uma corrida contra o tempo para buscar reverter este quadro crítico, pois estamos temerosos de que isso possa vir a favorecer o abandono escolar. Encoraja-nos o fato das crianças terem se apresentado bem motivadas durante o processo e realizado as propostas de atividade com empenho. A expectativa é de que já sejam observados pequenos progressos em breve. Em relação aos adolescentes, o Instituto Alfa e Beto aplicará testes diagnósticos no mês de Junho para que possamos, através dos resultados, definir nossas principais diligências.