Rio de Ontem, Encenações do Amanhã
Arte, memória e futuro reunidos na formação de jovens talentos do Rio
Rio de Ontem, Encenações do Amanhã é um projeto sociocultural aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Art. 18 – Lei Rouanet), realizado pela Associação Luz dos Povos, que oferece acesso gratuito à formação artística para 96 crianças e adolescentes de 9 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social da Grande Tijuca, especialmente das comunidades do Salgueiro, Turano e Chacrinha.
Por meio de oficinas de Artes, Música, Teatro, Dança, Literatura, Contação de Histórias e Audiovisual, o projeto promove educação cultural, cidadania, inclusão, autoestima e desenvolvimento integral — resgatando a história cultural do Rio e inspirando novos caminhos para o futuro.
Eixos Artísticos
Público-alvo e Seleção
Impactos Esperados
Apoie este Projeto
OFICINAS LITERÁRIAS
O projeto “RESGATE LITERÁRIO _ as letras que nos fazem sonhar“ traz os “Clássicos da Imaginação: Literatura que transforma”. Onde será apresentado aos assistidos a literatura infanto-juvenil brasileira focado nos clássicos nacionais das décadas de 70.
Este projeto surgiu da necessidade de trabalhar as mais variadas manifestações artísticas com crianças residentes em uma específica área de risco da cidade do Rio de Janeiro e, desta maneira, difundir arte por meio de um conhecimento profundo, embora lúdico, da Literatura. O ponto-chave na criação das Oficinas Literárias está na vontade de ver a Literatura ser tratada como obra de arte e no desejo de que as crianças despertem a sensibilidade artística.
A Literatura esteve, por muito tempo, restrita ao contexto escolar e acadêmico. Hoje, por uma série de motivos, observamos que já não encontra o mesmo espaço que encontrava dentro da escola. Por isso, rompemos a barreira da sala de aula e a levamos para outros espaços O projeto “RESGATE LITERÁRIO _ as letras que nos fazem sonhar“ traz os “Clássicos da Imaginação: Literatura que transforma”.
Apoie este Projeto Entre em Contato
Rio de Ontem, Encenações do Amanhã
O projeto resgata dramaturgia infantojuvenil brasileira das décadas de 70 e 80 e estimula a criação coletiva de peças autorais. Com duração de 40 semanas, promove o desenvolvimento artístico, pessoal e comunitário dos participantes, culminando em apresentações públicas, publicação de um livreto e produção de um documentário.
Apoie este Projeto Entre em Contato
O RIO BATUCANDO O BRASIL DOS ANOS 70
O projeto “O Rio Batucando o Brasil dos anos 70” é uma oficina sociocultural de percussão. A proposta é proporcionar desenvolvimento musical, social e emocional, utilizando a prática da percussão como ferramenta de expressão e inclusão.
Com foco em ritmos tradicionais brasileiros - como samba, maracatu, baião, coco, ijexá e samba de roda - o projeto se apoia em um repertório significativo da música nacional das décadas de 1960 e 1970, incluindo
composições como “A Banda” (Chico Buarque), “Mas que Nada” (Jorge Bem), “Alegria, Alegria” (Caetano Veloso), “Ovelha Negra” (Rita Lee), “Sampa” (Caetano Veloso), “Asa Branca” (Luiz Gonzaga) e “Maracatu Atômico” (Jorge Mautner/Nação Zumbi).
O Projeto prevê também oficinas complementares (audiovisual e construção de instrumentos recicláveis),
apresentações públicas e a produção de um vídeo-documentário, ampliando o alcance artístico e social da
iniciativa.
Apoie este Projeto Entre em Contato
A proposta utiliza o repertório da música popular brasileira dos anos 70 como ferramenta de educação musical, cultural e histórica. O projeto visa fortalecer a autoestima, promover habilidades artísticas e ampliar o acesso à cultura por meio do canto e da interpretação musical.
O projeto “Vozes do Rio – Cantando a MPB dos Anos 70” oferece oficinas de canto e voz para até 96 crianças e adolescentes de 9 a 16 anos, moradores de comunidades da Grande Tijuca, no Rio de Janeiro.
Apoie este Projeto Entre em Contato